Marketing Digital Como Criar Uma Persona no Marketing Digital em pleno ano de 2022? Tutorial Atualizado e completo
Em todos os setores, em todos os países, as pessoas de negócios estão fazendo a mesma pergunta: “O que meus clientes querem?” Isso nunca foi tão importante quanto agora, quando a concorrência é mais intensa e a demanda por conveniência é mais alta. No entanto, não há uma resposta única para essa pergunta: simplesmente calcular os números não revelam as necessidades exatas dos clientes, nem você pode confiar em estratégias passadas, já que os gostos dos clientes mudam regularmente. No entanto, muitas empresas estão obtendo sucesso usando uma solução pronta para uso: a persona do usuário (também conhecida como persona do comprador, ou persona do (marketing and advertising).
Exemplo de persona de Marketing And Advertising:
Simplificando, as personas dos usuários são caracteres inventados com os dados do usuário projetados para ajudá-lo a entender seus clientes. Mas há muito mais sob eles. As personas tomam muitas das áreas abstratas dos negócios e as tornam mais fáceis de digerir, como:Referir-se a uma persona e não a dados brutos torna mais fácil para os tomadores de decisão raciocinarem o melhor curso de ação. Abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a criação de personas de usuários, esteja procurando dicas de nível avançado ou construindo a sua primeira a partir do zero.
O que é uma persona de usuário?
As pessoas de internet marketing não precisam de gráficos elaborados enquanto os dados estiverem lá. Pense na persona do usuário como um representante de um grupo de clientes mais amplo. Uma persona pode consolidar dados expansivos de clientes em um único documento fácil de referenciar e de entender. Este documento pode ser compartilhado com toda a equipe para manter todos na mesma página. Cada persona direciona os dados do usuário para um “personagem”, juntamente com uma folha de informações que lista seus traços de personalidade, interesses e quaisquer dados relevantes para o seu negócio. Esta folha e os dados que ela representa são o documento da persona. Sempre que alguém da equipe encontra um obstáculo ou precisa de ajuda para tomar uma decisão nos interesses do cliente, pode consultar as personas do projeto. Em vez de passar por cada relatório de análise e teste do usuário separado, a persona possui todas as informações relevantes em um negócio claro. Ao mesmo tempo, os aspectos de caráter de uma persona facilitam o processamento dos dados, simplesmente dando um rosto a todos esses números. Se você está em uma encruzilhada sobre como atender às necessidades do seu potencial cliente, às vezes é difícil extrair respostas das análises secas. É muito mais fácil imaginar uma pessoa específica em sua cabeça e visualizar o que elas querem e como elas podem reagir.
Ao usar personas, você pode se perguntar:
“O que João pensaria dessa Produto?”
“Maria pode pagar esse preço?”
“O que seria necessário para Claudia mudar para a nossa empresa?
Ter uma persona de usuário à mão fornece um ponto focal para perguntas como essas. É mais fácil entender o que um cliente pensa do que o que todos pensam, especialmente quando esse cliente é projetado especificamente para representar os outros. Pensar em termos de personas também protege contra uma armadilha comum: comercializar ou projetar para si mesmo, em vez de para o cliente. Essa pequena mudança de perspectiva pode ajudar a empresa a se concentrar em quem é realmente importante e evitar a criação de campanhas com viés pessoal. Exemplo de persona de marketing! As personas também podem ser usadas como um documento de entrega ou da empresa. Para novos contratados ou freelancers, tudo o que você precisa fazer é enviar um arquivo de persona para atualizá-los. Isso poupa o trabalho de explicar as nuances da sua carteira de clientes repetidas vezes. As personas têm muitos benefícios práticos diferentes, dependendo de como você deseja usá-las:
Traços de personalidade e comportamento nas personas podem levar a uma geração de sales opportunities mais focada e inspirar idéias para novos mercados. Se sua empresa faz brainstorm com exercícios de interpretação de papéis, uma persona é um personagem best (e pré-fabricado). Personas altamente detalhadas podem até influenciar diretamente as decisões de advertising. Por exemplo, a agenda diária de uma persona indica os melhores horários para postar nas mídias sociais. Uma lista de seus hobbies sugere quais meios de propaganda.
Se você quiser se aprofundar ainda mais na compreensão dos clientes, especialmente de seus hábitos, também poderá usar essas personas para exercícios mais envolvidos, como jornadas de clientes ou cenários de usuários.
O que inclui uma boa persona de usuário?
As personas de usuário ou de advertising têm diferentes estilos e tamanhos, assim como os clientes reais que representam. Se você está perguntando o que incluir em sua persona, a resposta rápida é: o que for útil para sua empresa. Se você estiver criando uma persona de Marketing para uma empresa de tecnologia, inclua detalhes como o nível de habilidade deles com dispositivos de tecnologia – informações relevantes para a maneira como você cria uma interface. Mas se você é uma empresa de calçados que tenta acompanhar as nuances e tendências das crianças, a habilidade em tecnologia pode não ser relevante. Dito isto, existem algumas especificidades que são úteis para todos os setores e fornecem a espinha dorsal de uma persona eficaz. Essas são as áreas que dão vida à sua persona, ou seja, ajudam você a visualizar melhor as personas.
MODELO:
Nome: pode ser realista, pode ser obtido de um cliente genuino ou pode ser um identificador descritivo como “Sally, a compradora de parcelas”.
Foto: Sempre ajuda colocar um rosto em um nome. As fotos são ótimas, mas evite fotos de celebridades, colegas de trabalho ou outros rostos conhecidos que possam vir com conotações e suposições embutidas. A ideia é criar uma identidade nova e primaria.
Citações / lemas pessoais: assim como uma foto, isso ajuda a realçar a persona para torná-la mais sério.
Biografia: dê uma pequena história de fundo para tornar a pessoa identificável. Como foi a infância deles? Por que eles escolheram o emprego atual? Como eles gastam seu tempo livre? Esses pequenos detalhes podem influenciar escolhas estratégicas no caminho.
Dados demográficos: idade, sexo, renda, localização – quaisquer atributos relevantes para o seu setor. O cargo é particularmente importante, considerando suas implicações comerciais e financeiras.
Traços de personalidade: pessoas com pouca atenção desejam models de sites mais rápidos. Pessoas cautelosas são mais propensas a comparar lojas. Os traços de personalidade são um dos recursos mais úteis das personas; portanto, escolha-os com cuidado.
Motivações: como traços de personalidade, isso ajuda você a entrar na cabeça do cliente e a entender como ele pensa. Por exemplo, seria mais provável que um cliente compre um produto que melhore sua carreira ou vida pessoal? Depende do que os motiva mais.
Objetivos e frustrações: o escopo deles está diretamente relacionado às suas necessidades. Uma empresa de estilo de vida manteria seus objetivos gerais de vida e carreira, enquanto uma empresa de tecnologia poderia aprimorar objetivos mais específicos, como tarefas que eles esperam realizar com seu software.
Marcas e influenciadores preferidos: você pode dizer muito sobre uma pessoa com base nas marcas de que gosta e que tipo de pessoa influencia suas decisões. Você também pode examinar as estratégias de promoções dessas marcas para ver se as táticas deles também se aplicam a você.
Lembre-se de que as personas são totalmente personalizáveis e a lista acima é apenas um ponto de partida. Aqui estão algumas áreas adicionais que algumas empresas consideram úteis ao criar uma persona:
Exemplos:
- Canais de mídia social preferidos
- Rotina diária
- Habilidade tecnológica
- Tipos de personalidade de Myers-Brigg
- Hobbies e interesses
- Nível de educação
- Responsabilidades / deveres do trabalho
- Hábitos de compras e pesquisa de produtos
As personas devem ser personalizadas de acordo com suas necessidades específicas, portanto, é melhor criar suas próprias personas originais do que usar aquelas projetadas para outras empresas.
1) Sempre use dados reais
Caso ainda não tenhamos martelado neste ponto, vamos ser explicitamente claros: sempre use dados reais para suas personas . Em outras palavras, não invente apenas coisas. Afinal, este é um documento comercial, não um momento divertido para pintar com os dedos do jardim de infância. Por exemplo, resista à vontade de dizer “ah, não seria divertido se um dos objetivos de Maria fosse começar uma banda de rock pop”. Claro, isso ajudaria a tornar o personagem mais humano, mas é preciso? Seus clientes gostam de música rock pop ou preferem música mais suave? Se o desejo é forte o suficiente para ela deixar o emprego para perseguir seus sonhos musicais, ela ainda está no seu grupo de clientes-alvo? Mesmo que um ou dois de seus clientes tenham esse desejo, o resto não. Os esforços de marketing para agradar Maria com um traço selvagem ficariam aquém dos seus clientes reais, que na realidade são mais fundamentados que a sua persona. A verdade é que suas personas são tão fortes quanto os dados que as sustentam. Quanto mais você se afastar dos dados empíricos, menos eficaz será a persona.
2) Use pesquisas com clientes para coleta rápida de dados
Assustamos você um pouco falando sobre dados do usuário? Idealmente, você já terá dados de clientes adequados para utilizar, mas se não, não se preocupe. Você pode coletar alguns facilmente. O caminho mais rápido são as pesquisas com os clientes, porque você pode fazer as perguntas exatas para as quais precisa de respostas, até mesmo identificar traços de personalidade, se conseguir formular suas perguntas com o tato certo. Suas análises de desempenho também podem responder a muitas perguntas demográficas, dependendo das suas configurações. No entanto, se você tiver tempo e recursos, e investir em pesquisas mais detalhadas dos usuários: entrevistas reais com usuários, testes de produtos, testes diários, visitas de campo. Fique longe dos grupos focais, pois eles são não é tão eficaz quanto você imagina .
03) Crie várias personas para representar diferentes grupos
As personas são representantes de grupos maiores de clientes, mas o que você faz se sua carteira de clientes é muito diversificada e se expande em diferentes segmentos? Simples: basta fazer mais personas. Procure ter uma única persona representando um único grupo. Para algumas empresas, uma persona é tudo o que elas precisam para abranger todos os seus clientes. Outros, especialmente as empresas, podem precisar de algumas. Múltiplas personas também permitem personalizar campanhas diferentes para diferentes segmentos. Uma persona pode não ser suficiente para representar todos os seus grupos de clientes!
4) BIOS detalhada
A seção de biografia da sua persona pode parecer supérflua ou até intimidadora para tipos não criativos. Mas não se coíbe disso; de fato, enfrente-o proativamente. Um dos maiores benefícios das personas é humanizar os dados frios e difíceis, e a biografia vincula todos esses aspectos humanos. Pode ser tentador encobri-lo ou ignorá-lo completamente, mas pedimos que você se desafie a criar uma descrição realista que retrate um ser humano realista. Se estiver com dificuldades, sinta-se à vontade para usar um histórico de um de seus clientes da vida autêntica. Idealmente, você terá um perfil de usuário registrado a partir de seus próprios esforços de pesquisa com clientes, mas, caso contrário, poderá obter algumas informações dos perfis de mídia social de seus clientes reais.
05) Aproveite as ferramentas da persona
Embora as personas possam ser personalizadas para qualquer formato que você preferir, modelos e ferramentas pré-existentes podem acelerar o processo e fornecer um primeiro passo fácil para os novatos. Não esqueça que a maior força de uma persona é apresentar dados do usuário de uma maneira que seja mais compreensível para nós – através das lentes de um único cliente. É mais fácil comercializar para um cliente que um milhão de personas funcionam porque criam uma única “pessoa” que representa o todo. O objetivo subjacente ao longo de todo o processo de criação de personas de usuário ou comprador é fazer com que elas incorporem os pontos fortes destacados de seus principais grupos de clientes. Mais do que qualquer elemento criativo, esse é o objetivo final. Dê uma prospect!
Qual é a sua experiência com as personas dos usuários? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!
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