Webwriting não é somente redigir textos ou divulgar informações pela web, é um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na distribuição de conteúdo no meio digital, sempre mantendo os buscadores como o Google em mente.
A função principal do webwriter é realizar o casamento perfeito entre um conteúdo relevante que irá chamar atenção dos leitores e ao mesmo tempo escolher corretamente as palavras-chave e as tags que irão compor o texto usando ferramentas de SEO.
Ao criar conteúdo para blogs, sites e portais, o webwriter deve seguir as regras de webwriting sem esquecer de redigir textos fáceis de ler, com títulos sugestivos e seguidos de parágrafos concisos e resumidos, satisfazendo ambos os buscadores e internautas.
Ferramentas de Webwriting
O profissional de webwriting também não pode deixar de lado que, nas mídias interativas, o usuário tem o controle da situação, o que traz a necessidade da persuasão no texto. Dessa forma, experiência com marketing é fundamental para um bom desempenho, assim como desenvoltura com o meio digital e redação. Com o usuário no centro das atenções, torna-se muito importante conhecê-lo a fundo. Para tal, experiência com estatística e domínio de softwares de mensuração de audiência são também fundamentais para o webwriter.