Olá você sabe quais são as diferenças entre SEO ON-Page e SEO Off-Page? Hoje você entenderá as diferenças fique nesse post!
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização das páginas para que se adequem às regras dos mecanismos de busca. Com o SEO on-page e off-page é possível tornar as páginas bem posicionadas nos motores de busca, gerando ótimos resultados nos negócios.O grande objetivo dos métodos de SEO é fazer com que as páginas fiquem bem posicionadas nos buscadores como Google, Bing e Yahoo, facilitando o processo de busca dos potenciais clientes, consumidores e usuários em geral. A internet tem se mostrado um ambiente cheio de oportunidades para diferentes negócios, por isso estar bem inserido e com boas estratégias de marketing é fundamental, tornando possível ter ótimos resultados.
O que é SEO On-page e Off-page?
O SEO on-page está relacionado aos mecanismos e estratégias que ajudam na otimização da parte interna do site, algo que contribui para o ranqueamento do site nos motores de busca. O on-page é focado nas táticas positivas que são utilizadas para os mecanismos de pesquisa compreenderem melhor os conteúdos do seu site e posicioná-lo da maneira correta. A arquitetura do site, ou seja, toda a parte de estrutura, URL, palavras-chave, otimização de tags, meta tags, título, links internos, imagens, tudo isso se encaixa no SEO on-page. Já o off-page consiste em atividades feitas no ambiente externo, mas que geram impactos diretos no posicionamento orgânico do site. As táticas mais utilizadas são o linking building, caixa de assinatura RSS (Rich Site Summary), redes sociais, inbound marketing, marketing de conteúdo, entre outras técnicas utilizadas em outros canais, fora do site de origem.
A importância do SEO On-Page e Off-Page
Os iniciantes no marketing digital podem ter dúvidas sobre a relevância destas técnicas. Afinal, qual seria o peso de cada uma para o site?Ter o site com bom ranqueamento e aparecendo como a primeira opção nos resultados de busca é essencial para quem deseja engajar conteúdo na internet e ter sucesso. Isso porque durante a busca com palavras-chave, os usuários dificilmente passam da primeira página. Sendo assim, é importante almejar as primeiras posições para ter bons resultados, considerando que os motores de busca mudam o tempo todo. Um bom trabalho com técnicas de SEO permite posicionar o seu site sem a necessidade de utilizar recursos Ads do Google e de outros sites.O cuidado com todos os aspectos da página ajuda a ganhar credibilidade, os conteúdos se tornam relevantes e isso é uma das melhores maneiras de prospectar clientes e leitores, que podem compartilhar a página.
O SEO on e off page são duas estratégias de otimização de páginas. Mesmo sendo diferentes, elas podem ser trabalhadas em conjunto para ajudar nos resultados. Uma dica interessante é começar pelo SEO on-page, pois estas estratégias ficam sob seu controle e podem ser aplicadas em toda estrutura da página e nos conteúdos, como:
* Edição de códigos da página;
* Otimização das palavras-chave;
* Publicação dos conteúdos;
* Criação de links para as páginas internas.
Estas e outras técnicas podem ser utilizadas para que os motores de busca compreendam do que a sua página trata e se ela oferece uma boa experiência aos usuários, ajudando no ranqueamento e iniciando a autoridade – fundamental para as práticas off page. No entanto, os buscadores também precisam de outras referências para entender se o site realmente é de qualidade. É neste momento que entram as estratégias de SEO off-page, pois com elas é possível criar um relacionamento com outros sites, mostrando que a sua página pode ser uma referência para eles e ainda gerar tráfego para sua página. Um ponto importante que os profissionais devem entender é que no SEO off-page não é possível controlar os fatores, ou seja, você pode criar parcerias e influenciar as referências. As estratégias andam juntas, por isso é importante criar um site e conteúdo de qualidade para que os visitantes atraídos para a sua página pelo SEO off-page encontrem um site interessante.
Benefícios do SEO On-Page e Off-Page
Os investimentos em SEO podem render ótimos ganhos como:
* Melhora no posicionamento do site;
* Mais tráfego para o site e redes do negócio;
* Excelente visibilidade;
* Maior prospecção de leads qualificados;
* Ótimo custo-benefício;
* Melhora nas vendas;
* Agrega vantagem competitiva.
Com o SEO on-page e off-page é possível ter mais visitantes no site, melhorando o tráfego e a popularidade com o público-alvo. Portanto, entender as diferenças e o que pode ser feito em cada uma das técnicas de SEO é o modo de obter excelentes resultados com o marketing digital e, assim, melhorar o desempenho nos negócios.