Olá pessoal tudo bem com vocês? Hoje vamos falar aqui um pouco sobre SEO. Como você pode melhorar o rankeamento do seu site utilizando-se de algumas estratégias e ferramentas para otimização do seu site e assim melhor seu tráfego, leads, conversões e assim fechar mais negócios. Quando falamos de SEO nos referimos a Otimização de Sites que nada mais é que um conjunto de estratégias e técnicas que tem como o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.
Quais são os fatores que melhoram o rankeamento do meu Site?
Quando algumas pessoas nos perguntam como é feito o trabalho de SEO na maioria das vezes fica impossível de se resumir. Um trabalho de SEO é um trabalho selvagem. É tinhoso demora-se um certo tempo para se obter bons resultados e precisa-se de consistência e entender que o trabalho de formiguinha precisa-se ser feito no começo. Leva-se vários fatores para que um site seja bem posicionado nas pesquisas do Tio Google. Entre os principais fatores vão desde a idade de um domínio até um SSL Seguro em seu site. Fator forte e relevante que costuma indexar bem as páginas se dão também através de um bom Marketing de Conteúdo.
Bom voltando aqui ao SEO. Vamos lhe dizer alguns bons fatores que o Google leva em consideração para deixar seu site sempre no topo.
* 01 – Marketing de Conteúdo relevante e com utilidade
Marketing de Conteúdo significa produzir conteúdo relevante para o seu público e usuário que esteja acessando o seu Site ou seu Blog. É necessário ter o compromisso de entregar informações úteis e que atendam ao que o usuário está buscando. Basicamente seu conteúdo serve também para convencer o usuário a permanecer no site, se interessando assim pelas soluções oferecidas por sua empresa. Devemos observar como um detalhe muito importante, que os conteúdos publicados não sejam cópias de conteúdos já existentes em outros Sites. O Tio Google penaliza conteúdos duplicados.
* 02 – Utilize TAGs que tenham impacto diretamente
Conseguir utilizar as TAGS, ou seja, utilizar uma hierarquia para as os títulos e sub-títulos do conteúdo oferecido é de extrema importância na criação de sites. Os estilos Title e H1 são fundamentais para o posicionamento da página. Salientamos que o uso dessas tags está relacionado a parte de programação do seu site, e é necessário conferir com a empresa responsável pelo desenvolvimento do seu site como é feita a configuração para que você possa otimizar sua página de uma maneira mais eficiente.
* 03 – Faça da Arquitetura da Informação uma premissa básica
A ordem das tags devem ser muito bem estruturadas. Ser displicente com o enfoque das informações em seu texto pode dificultar o entendimento dos Robôs do Tio Google em relação ao que é oferecido pelo conteúdo disponibilizado. A organização estrutural do texto também influencia na experiência do visitante em seu site, já que a estruturação facilita a navegação do usuário e o rankeamento das páginas relacionadas do site. Seguindo a ordem lógica de Cabeçalho, Corpo do texto e Rodapé, além do uso de tags como H1 e H2, e fontes de destaque são fundamentais para a interpretação correta do Tio Google sobre o conteúdo de Seu Site, Blog, Landing Page ou da sua Loja Virtual. Os usuários que acessarem um texto tendem a olhar os títulos e subtítulos para ter uma ideia da prévia sobre o tema que será abordado e cverificar se os assunto atende a sua expectativa.
* 04 – Idade e tempo da Criação do Site
Como dissemos acima o trabalho de SEO apesar de ser selvagem e tinhoso oferece retornos a médio e longo prazo, pois bem, determinada página pode levar um bom tempo para ficar bem posicionada e isso deve estar claro para que você não ache que os esforços de otimização não estejam dando resultado. Fatores com o tempo e data da criação, registro do domínio e disponibilidade da sua página na internet, também entram nos critérios de posicionamento do Tio Google, o mesmo faz toda uma análise por parte do buscador para definir aquela página como confiável e apuração de demais critérios. É importante ter isso em mente, pois quanto antes as páginas forem indexadas, disponibilizadas e otimizadas, mais rápido será exibido entre as primeiras posições. Portanto, não perca tempo deixando o seu Site inativo sem atualizações e principalmente fora do ar.
* 05 – Use os Backlinks moderadamente
Usar os famosos Backlinks entre as páginas do seu site ou em parcerias com outros sites, blogs e portais, geralmente agregam valor ao que você posta e ajuda a determinar relevância e delegar autoridade para o Tio Google. Como sabemos o Google possui uma métrica chamada Autoridade de Domínio, DA. que avalia uma série de fatores tais como: o alcance de usuários que a página possui, reputação do site e a relevância de seu conteúdo. Para entender bem, se determinado site que possui uma grande e boa reputação como o site da UOL por ex: e o mesmo, faz uma linkagem para o seu site, o Tio Google atribui uma maior confiabilidade a esse link do que a linkagem de um Site ou Blog menor. Usar a estratégia de linkagens para uma outra página, que possua autoridade de domínio faz com que o Tio Google entender esse link como mais confiável, e atribua autoridade a sua página e para a outra que está recebendo o link. Vale ressaltar que as linkagens devem ser feitas de forma relevante, com conteúdos relacionados ao que o link propõe. Algumas páginas como o Google, por exemplo, ao serem linkadas em textos, não atribuem domínio de autoridade para a página que está fazendo o link, pois o buscador bloqueia a autoridade que seria adquirida nesse caso. Antigamente as pessoas linkavam de modo aleatório conteúdos fornecidos pelo Google para ganhar autoridade e ter melhores posicionamentos.
Detectando essas movimentações de links irrelevantes para sites com grandes públicos, o Tio Google parou de atribuir autoridade para páginas que faziam links direcionando para os seus serviços. Portanto, nada de linkar sites de modo aleatório para melhorar tentar melhorar o posicionamento do seu site, blog ou loja virtual, está bem? Essas ações costumam gerar penalidades por parte do Buscador, como o banimento da página por um tempo ou a queda no posicionamento. Sendo assim, o melhor a se fazer são links relevantes e honestos. Linkagens que irão somar para o seu público e da página direcionada. Aconselhamos que seja firmada parcerias com Sites que apresentem um trabalho de credibilidade, que possa envolver mais benefícios nessa relação e ambos irão ganhar!
* 06 – Utilize uma Versão Responsiva/e-ou/Mobile do seu Site
Visando um bom posicionamento, é muito importante que o seu Site, Loja Virtual, Blog ou Landing Page seja responsivo, ou seja, se adapte a diferentes telas sem perder a qualidade de exibição, como Smartphones, Tablets e Desktops. Todos os Buscadores, não só o Google mas também o Bing, Yahoo, Alta Vista e outros buscadores já declaram publicamente que usa como prioridade para o posicionamento se o site é responsivo ou mobile. É de suma importância é dada pois os buscadores entendem que a experiência do usuário deve ser cada vez mais aprimorada, e sites que não estão prontos para outras resoluções falham nesse critério fundamental.
* 07 – Tenha um Protocolo HTTPS Seguro em seu Site
HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), é a versão segura do Protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Estes são protocolos de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na internet. São necessários meios seguros para efetuar transações que envolvem dados importantes de usuários de modo que fiquem protegidos. Os buscadores revelaram publicamente que dão preferência a sites com SSL Seguro, portanto se seu site não tem um ainda providencie o quantos antes.
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