Do que se trata o WampServer? O WampServer é um servidor web simples de usar que permite configurar o Apache, MySQL e PHP em sua máquina local para usar com o seu servidor web ao vivo. É grátis para download e, como o WampServer é instalado de maneira rápida e fácil, é muito fácil de usar, mesmo para aqueles que não estão acostumados com a administração do servidor e o gerenciamento do servidor. Mas porque você precisaria de um Servidor da Web no seu computador? As melhores práticas de desenvolvimento determinam que você nunca deve fazer atualizações dinâmicas em um site que está em construção ou seja, sites que já estão online e sendo usados pelos visitantes do site sem primeiro testá-lo offline ou em outro servidor remoto.
01 – Primeiro passo é baixar o WampServer em seu computador. Quando você clicar em Download o site detecta qual seu Sistema Operacional e já lhe mostra as opções para você instalar.
Depois de instalado em seu computador, vamos em “TODOS OS PROGRAMAS” e clique em WampServer conforme imagem abaixo
Agora repare que depois de clicar em Wamp Server aparecerá na sua barra de ferramentas um W (deverá estar verde) veja imagem abaixo
Agora clicando em cima do W veja algumas opções que nós temos
Basicamente você usará a pasta www, o PHPMyAdmin e a função LocalHost
02 – Agora vamos criar uma pasta dentro do www, que é onde instalaremos o WordPress
veja a imagem
Agora vamos baixar o WordPress. Para isso vá até https://br.wordpress.org/download/ e clique em Baixar
veja imagem
Descompacte a pasta e depois coloque todo conteúdo dentro do seu www do WampServer. Lembra a pasta que você criou agora a pouco dentro do seu diretório do Wamp?
veja a imagem
Agora faremos a edição do arquivo wp-config para isso copie o arquivo wp-config-sample e renomeie com o nome wp-config
Agora abra esse arquivo com seu editor de texto preferido. Pode ser o Bloco de Notas também, mas nós utilizaremos o Sublime Text
Mas antes iremos criar o Banco de Dados no PHPMyAdmin do WampServer. Utilize o mesmo nome da pasta ao criar o banco, ok? Lembra do W na sua barra de ferramentas? Vá até o PHPMyAdmin!
veja imagem