Indexar um site no Google Search Console
Tudo que você precisa saber. Tutorial atualizado 2022.
Aqui está o que o Google tem a dizer sobre o que o GSC pode fazer: “Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e solucionar problemas de presença de seu site nos resultados da Pesquisa Google.”
Agradecemos a modéstia do Google na declaração acima porque o Google Search Console é a ferramenta GRATUITA mais poderosa disponível para qualquer pessoa que possua um site . Mesmo os profissionais de SEO com assinaturas caras de plataformas de SEO ricas em dados ainda recorrem ao Google Search Console regularmente para aprimorar suas estratégias de SEO.
Aos nossos olhos, o Google Search Console também permite que você:
* Estabeleça uma conexão direta entre o seu site e o Google.
* Monitore a forma como seu site está aparecendo e executando (classificação) nos resultados da pesquisa.
* Identifique o que está ajudando ou prejudicando o desempenho do seu site.
* Identifique oportunidades de melhoria.
* Atualize o Google ao fazer alterações em seu site.
* Diagnosticar e corrigir determinados problemas do site à medida que surgirem.
A seguir, vamos esclarecer mais os recursos do Google Search Console.
Verificando a propriedade de um site com o Google Search Console
Verificar um site com o Google Search Console atinge três objetivos.
Mostra ao Google que você possui e / ou gerencia seu site.
Ele estabelece uma conexão formal entre o seu site e o Google.
Dá a você acesso às ferramentas e relatórios do Google Search Console.
Dica rápida: usar a mesma conta do Google (endereço de e-mail) para gerenciar o Google Analytics e o Google Search Console torna a verificação muito mais fácil.
Existem alguns tipos diferentes de verificação que provarão ao Google que você possui / gerencia seu site:
* Verificação de domínio.
* Verificação de prefixo de URL.
Selecione o tipo de propriedade no console de pesquisa do Google.
Se você tiver apenas uma versão canônica (definitiva) de seu site, poderá fazer a verificação usando um prefixo de URL. Apenas certifique-se de usar o URL completo. Ou seja, se sua página inicial estiver em https://www.example.com/, certifique-se de que o URL que você verifica inclui o prefixo completo (https: // www) e a barra final (.com /) – cole-o exatamente como aparece no navegador acima de sua página inicial.
A maneira mais limpa de verificar um site com subdomínios ou vários protocolos é usando a opção de verificação de domínio. É um pouco mais demorado e complicado do que verificar por meio de um prefixo de URL, e você precisará acessar seus registros DNS.
Se você usar a opção Prefixo de URL e já tiver conectado seu site ao Google Analytics, sua propriedade pode ser verificada automaticamente pelo Google Search Console.
Se sua propriedade não for verificada automaticamente, você tem várias outras opções para concluir a verificação.
Dependendo de como seu site está configurado, uma dessas opções pode ser melhor do que as outras. Na maioria das vezes, usar a tag HTML é o método mais fácil.
Se você for um usuário do WordPress, os plug-ins de SEO mais populares, como Yoast e All In One SEO Pack, já têm um campo em suas seções “webmaster” onde você pode facilmente colocar sua tag HTML para concluir a verificação. Clique nos links acima para obter mais informações sobre como verificar seu site usando esses plug-ins.
Squarespace , Wix , Shopify , Weebly e outros CMSs têm, cada um, um processo diferente para verificação de propriedade do site.
Depois de verificar seu site corretamente, você receberá uma mensagem de sucesso. Você será redirecionado para a página de visão geral do Google Search Console.
Se você estiver verificando o seu site pela primeira vez, pode levar alguns dias para o Google rastreá-lo e indexá-lo. Enquanto isso, o GSC não exibirá informações detalhadas do site. Aguarde até que seu site seja totalmente indexado e que os dados do Google Search Console sejam preenchidos antes de continuar este tutorial.
Visão geral
A página Visão geral aparecerá sempre que você fizer login no Google Search Console, depois de verificar com êxito a sua propriedade de uma propriedade do Google (seu site),visão geral do console de pesquisa do Google.
Esta Visão Geral fornece um instantâneo de como seu site está indo em três dos relatórios mais importantes do GSC:
ATUAÇÃO
O gráfico de desempenho mostrará quantas pessoas estão clicando em seu site a partir das listas de resultados de pesquisa orgânica. Isso inclui resultados, imagens e vídeos regulares da web.
COBERTURA
O gráfico de cobertura mostrará quantas páginas do seu site o Google rastreou e adicionou ao índice.
cobertura do console de pesquisa do Google
MELHORIAS
Você também verá informações sobre os aprimoramentos que pode ter adicionado ao seu site. O que você vê neste relatório depende de quais melhorias foram adicionadas ao seu site.
Clique em ABRIR RELATÓRIO em qualquer um dos itens de linha exibidos para abrir o relatório correspondente no GSC.
Menu
A página Visão geral é o primeiro lugar onde você notará o menu – a navegação à esquerda listando todas as ferramentas e relatórios disponíveis. Se você não vir essa navegação, clique no menu de hambúrguer ao lado de “Google Search Console” no canto superior esquerdo e ele aparecerá.
Nem todo mundo tem o mesmo menu; O Google oferece a algumas propriedades mais opções do que outras.
Agora que você entende o que verá ao fazer login pela primeira vez, vamos nos aprofundar em alguns dos relatórios mais importantes que deseja usar.
Usando o relatório de desempenho no Google Search Console
O relatório de desempenho é sem dúvida a ferramenta mais valiosa em todo o Google Search Console. Veja como você pode aprender a aproveitar os dados valiosos que ele fornece.
Para alguns usuários, o relatório de desempenho no Google será dividido em duas seções:
Resultados da pesquisa –
Relatórios sobre o desempenho do seu site nos resultados tradicionais da Pesquisa Google.
Discover –
Relatórios sobre o desempenho do seu site no Google Discover, uma experiência de navegação rolável personalizada para usuários do aplicativo móvel do Google.
Se o seu relatório de desempenho não estiver dividido em dois, ele exibirá apenas dados relacionados aos resultados tradicionais da Pesquisa Google.
Visão geral do desempenho do console de pesquisa do google
Nesta introdução, estamos nos concentrando apenas na seção de resultados da pesquisa do relatório de desempenho porque esses são os dados aos quais todos terão acesso.
BARRA DE FILTROS DO RELATÓRIO DE DESEMPENHO
Comece conhecendo os filtros no Google Search Console. Os filtros permitem que você classifique e exiba seus dados com base nos parâmetros que são mais importantes para você.
Por padrão, você verá Tipo de pesquisa: e Data: exibidos na barra de filtros. Você pode adicionar outras pessoas selecionando o menu suspenso
+ NOVO.
filtros de desempenho do console de pesquisa do google
Tipo de pesquisa
Permite filtrar com base em pesquisas de imagem, web ou vídeo. É definido como “vídeo” por padrão.
Data
Permite definir o intervalo de datas, indo até dezesseis meses. O intervalo padrão é “três meses”. Doze meses é o período de tempo mais útil na maioria dos casos.
+ Novo
Permite adicionar as várias dimensões do relatório de desempenho como filtros adicionais.
TRÊS FILTROS QUE VOCÊ PRECISA SABER
Página individual – usando o filtro + Novo> Página com URL exato e digitando qualquer URL em seu site, você pode ver o desempenho desse URL específico nos resultados de pesquisa, em quais palavras-chave (consultas) está classificado e muito mais.
Página exata do console de pesquisa do Google
Tipo de conteúdo – usando o filtro + Novo> Página com URLs contendo e digitando um slug como / blog / ou / produto /, você pode ver como as páginas de uma categoria específica estão se saindo. Isso pode ser ótimo se você quiser avaliar o desempenho de todas as suas postagens de blog, páginas de produtos, etc., separadamente de todas as outras páginas.
Grupo de páginas do console de pesquisa do Google
Palavras – chave – Usar o filtro + Novo> Consulta com Consultas contendo ou Consulta exata e, em seguida, digitar uma palavra-chave permitirá que você veja o desempenho de suas páginas para as palavras-chave e frases-chave específicas mais importantes para o seu negócio.
Filtro de consulta do console de pesquisa do Google
Depois de definir seus filtros, você verá suas métricas exibidas em um gráfico abaixo de seus filtros:
GRÁFICO DE MÉTRICAS DO RELATÓRIO DE DESEMPENHO
As métricas são as medidas quantitativas do desempenho do seu site na Pesquisa Google. Existem quatro métricas principais no relatório de desempenho:
Gráfico de métricas de desempenho do console de pesquisa do Google.
Total de cliques
Informa quantas pessoas estão clicando para acessar seu site quando veem suas páginas listadas nos resultados de pesquisa.
Total de impressões
Mostra a frequência com que as páginas do seu site aparecem como listagens nos resultados da pesquisa.
CTR
médio (taxa de cliques) – A porcentagem média de pessoas que veem suas páginas nos resultados da pesquisa e decidem clicar em uma delas.
Posição média
A posição / classificação média de sua página quando aparecem nos resultados da Pesquisa Google.
Se você quiser qualquer uma dessas quatro métricas representadas graficamente, basta clicar na guia correspondente para destacá-la. Se você quiser que uma métrica seja removida do gráfico, basta clicar na guia novamente.
Se você quiser mais informações sobre qualquer uma dessas métricas, clique no pequeno ícone de ponto de interrogação e o Google fornecerá informações adicionais.
Métricas de desempenho GSC.
Depois de examinar o gráfico de métricas, você pode rolar para baixo até a tabela de dimensões.
TABELA DE DIMENSÕES DO RELATÓRIO DE DESEMPENHO
A tabela de dimensões exibe os vários atributos mensuráveis do desempenho de pesquisa do seu site na parte superior.
Você pode analisar cada dimensão usando as quatro métricas principais: Total de cliques, impressões, taxa de cliques (CTR) e posição média. Se uma métrica não estiver sendo exibida na tabela, certifique-se de que ela esteja destacada acima no gráfico de métricas.
Aqui estão os dados que você pode acessar clicando em cada dimensão:
Consultas
Mostra os termos de pesquisa (palavras-chave ou frases-chave) que acionam a exibição do seu site nos resultados da pesquisa.
Páginas
Mostra o desempenho de páginas individuais em seu site nos resultados da pesquisa.
Países
Compila as métricas de pesquisa com base no país em que as pesquisas são realizadas.
Dispositivos
Mostra métricas com base nos dispositivos específicos usados para realizar pesquisas.
Aparência da pesquisa – permite que você veja os dados de categorias especiais de resultados da pesquisa, como AMP, listas de empregos, ações de mídia, etc.
Datas
Exibe métricas com base em dias individuais do ano.
Se você deseja refinar ainda mais as informações exibidas nesta tabela, você pode usar qualquer um dos filtros acima para adicionar parâmetros. Isso é especialmente útil se você deseja ver informações para uma única página, palavra-chave, intervalo de datas específico, etc.
Usando o relatório de desempenho para direcionar mais tráfego e negócios
Recomendamos que você experimente este relatório para ver quais tipos de informações você pode coletar. Como um exercício divertido, tente responder a algumas destas perguntas:
Quais são as palavras-chave com melhor desempenho em cada página importante do seu site? Você está otimizando corretamente essas páginas importantes em torno dessas palavras-chave?
Quais consultas estão retornando as taxas de cliques (CTRs) mais altas? Seu conteúdo fornece informações mais úteis para responder a essas perguntas do que outros sites na internet?
Quais páginas importantes em seu site estão gerando pouco ou nenhum tráfego orgânico? O que você pode fazer para melhorá-los e otimizá-los?
Quais páginas receberam mais cliques nos últimos seis meses? Você está tornando mais fácil para as pessoas converterem nessas páginas?
Quais páginas do seu site estão aparecendo com frequência nos resultados de pesquisa (impressões) sem receber cliques? Você pode melhorar suas tags de título e descrições meta para melhorar sua taxa de cliques?
Quais das suas páginas estão prestes a entrar na primeira página, ou seja, a posição média é inferior a dez? Como você pode melhorar o conteúdo dessas páginas e sua otimização no site?
Responder a cada uma dessas perguntas pode ajudá-lo a compreender o desempenho do seu site nos resultados da pesquisa e a começar a pensar em estratégias que ajudarão a melhorar a classificação do seu site no futuro.
Se você deseja obter uma melhor compreensão de seus dados de desempenho, verifique a documentação do Google.
Relatórios de Indexação
Existem três relatórios / ferramentas principais de indexação aos quais o Google fornece acesso no GSC. Vamos dar uma olhada em como usar cada um começando com a ferramenta de inspeção de URL.
USANDO A FERRAMENTA DE INSPEÇÃO DE URL
Se você já se perguntou “Esta página está aparecendo no Google?”, Há uma maneira simples de descobrir: a ferramenta de inspeção de URL.
Clique em “Inspeção de URL” e / ou simplesmente digite o URL na barra de pesquisa na parte superior do GSC e pressione Enter.
Google Search Console inspecionar URL.
Você poderá descobrir se essa página:
–> Está / não está no Google.
–> Foi / não foi enviado para o Google indexar por meio do seu Sitemap.
–> É / não é compatível com dispositivos móveis.
–> É / não é elegível para quaisquer melhorias.
Se a página que você acabou de inspecionar ainda não estiver no índice do Google (o que significa que ainda não está aparecendo nos resultados da pesquisa), clique em SOLICITAR INDEXAÇÃO. Isso fará com que o Google rastreie e indexe essa página individual para que ela possa começar a aparecer nos resultados da pesquisa.
Esta é uma ótima ferramenta para usar conforme a necessidade. No entanto, usá-lo para solicitar a indexação de todas as páginas do seu site não é ineficiente, e é por isso que o Google nos fornece a ferramenta Sitemaps.
USANDO A FERRAMENTA SITEMAPS
Um mapa do site XML é uma lista de todos os URLs que estão disponíveis para aparecer nos resultados da pesquisa. A melhor maneira de colocar essa lista de páginas na Pesquisa Google é enviando seu sitemap XML por meio da ferramenta Sitemaps no Google Search Console.
Google Search Console Add Sitemap
Antes de enviar o seu mapa do site para Search Console, verifique se ele não contém quaisquer URLs com fina ou conteúdo duplicado.
Em seguida, copie todo o URL do seu sitemap XML (normalmente https://examplesite.com/sitemap.xml ou https://examplesite.com/sitemap_index.xml) e cole esse URL completo na ferramenta Sitemaps no GSC. Clique em ENVIAR.
Isso fará com que o Google rastreie imediatamente o seu mapa do site e certifique-se de que não está faltando nenhuma das páginas que deseja que apareçam nos resultados da pesquisa.
Você desejará reenviar o seu sitemap em XML (usando esta ferramenta) sempre que criar um novo conteúdo ou fizer alterações em seu site que o Google deva conhecer.
Depois de enviar todos os seus URLs ao Google, o Relatório de cobertura mostrará como o seu site está sendo indexado. Ou seja, quais páginas estão e não aparecem nos resultados de pesquisa do Google e por quê.
USANDO O RELATÓRIO DE COBERTURA
Cobertura é a abreviatura de Relatório de “Cobertura do Índice”. Este relatório mostra quais páginas o Google rastreou e indexou ou tentou rastrear e indexar.
Ele categoriza as páginas em quatro categorias principais com base no status de indexação.
relatório de cobertura do console de pesquisa do google
Erro – Mostra as páginas que não estão aparecendo nos resultados da pesquisa porque o Google está tendo problemas para indexá-las.
Ações necessárias:
O Google informará o problema específico de cada página marcada com “Erro”. Resolva cada erro usando a documentação do Google ou orientações de outro lugar na Internet.
Válido com avisos –
O Google não tem certeza se você deseja que essas páginas sejam mostradas nos resultados da pesquisa, mas as está mostrando de qualquer maneira.
Ações necessárias:
Identifique por que o Google está tendo problemas com essas páginas e resolva os problemas usando as sugestões na documentação do Google.
Válido
Exibe as páginas que o Google indexou e exibe ativamente nos resultados da pesquisa.
Ações necessárias:
Certifique-se de que a quantidade de páginas seja relativamente plana ao longo do tempo. Picos ou quedas perceptíveis podem indicar problemas.
Além disso, certifique-se de que esta lista não contenha nenhuma página que você não deseja que apareça nos resultados da pesquisa. Em caso afirmativo, adicione tags sem índice a cada página que deseja excluir dos resultados da pesquisa.
Excluído
Mostra as páginas que não estão indexadas – porque você disse ao Google para não indexá-las ou porque o Google acha que elas não deveriam ser indexadas. Essas páginas não aparecerão nos resultados da pesquisa.
Ações necessárias:
Certifique-se de que nenhuma página que você realmente deseja que apareça nos resultados da pesquisa foi incluída acidentalmente na categoria Excluído.
Os problemas de indexação podem ficar complicados, mas, em geral, você deseja ter certeza de que:
O Google indexa todas as páginas do seu site que você deseja que apareçam nos resultados da pesquisa.
O Google não indexa as páginas que você deseja manter fora dos resultados da pesquisa.
Você corrige quaisquer erros ou avisos sinalizadores do Google.
Para obter mais informações sobre o relatório de cobertura do índice – e para descobrir como corrigir erros específicos – a documentação do Google é útil.
USANDO A FERRAMENTA DE REMOÇÃO
A ferramenta de remoção pode ser útil em certas situações se você quiser que as páginas do seu site sejam removidas temporariamente dos resultados da pesquisa. Não é possível remover URLs permanentemente usando esta ferramenta, pois as solicitações de remoção duram apenas cerca de seis meses.
Existem três tipos de pedidos de remoção:
Remoção temporária
Excelente para retirar categorias individuais ou inteiras de URLs dos resultados de pesquisa do Google imediatamente. Você também pode limpar todas as informações da página em cache que ainda aparecem nos resultados da pesquisa.
Conteúdo desatualizado
Mostra ocorrências de pessoas relatando conteúdo desatualizado em seu site, bem como páginas sem conteúdo que foi indexado.
Pesquisa segura
Mostra casos de pessoas que relataram conteúdo sexualmente explícito em suas páginas.
Use a ferramenta Remoções quando quiser que algo desapareça dos resultados da pesquisa imediatamente ou se quiser limpar e atualizar a meta descrição nos resultados da pesquisa para uma página específica.
Se quiser que qualquer conteúdo seja removido permanentemente dos resultados da pesquisa, você precisará usar metatags noindex ou certificar-se de que o servidor retorne 410 (desaparecido) ou 401 (página não encontrada).
Usando o relatório de melhorias
Quais melhorias aparecem na navegação do lado esquerdo do Google Search Console dependerão muito dos dados estruturados do seu site ou da falta deles.
Dito isso, você pode ver dados sobre duas melhorias importantes que não estão diretamente relacionadas aos dados estruturados do seu site.
RAPIDEZ
Uma das bases de uma boa experiência do usuário, e, portanto, de SEO, é ter páginas de carregamento rápido. Se as páginas demorarem muito para carregar, as pessoas sairão rapidamente do seu site em busca de páginas (e conteúdo) que possam realmente usar.
O relatório de velocidade mostra o desempenho da velocidade da página em dispositivos móveis e computadores. Cada uma de suas páginas será categorizada como lenta, moderada ou rápida.
Velocidade do Console de pesquisa do Google
As páginas de carregamento lento em seu site precisam ser abordadas. Se eles não estiverem nas categorias “moderado” ou “rápido” tanto no desktop quanto no celular, considere as recomendações do Google sobre como melhorar a velocidade da sua página e como agir.
USABILIDADE MÓVEL
Outro princípio fundamental para criar uma experiência de usuário de qualidade é ter páginas otimizadas para dispositivos móveis, ou seja, responsivas. Isso porque muitas pessoas estão usando dispositivos móveis para navegar em sites como o seu. Se suas páginas não forem otimizadas para celular, o Google irá notar e enviar as pessoas para outro lugar.
A ferramenta de usabilidade para dispositivos móveis no Search Console permite que você veja quantas páginas do seu site são compatíveis com dispositivos móveis, quantas não são e como cada página individual é categorizada.
Usabilidade móvel do Console de Pesquisa do Google
Certifique-se de que todas as páginas do seu site sejam compatíveis com dispositivos móveis e de que você aborda as que não são. O Google fornece algumas diretrizes sobre como priorizar e corrigir problemas específicos.
O Google também oferece uma excelente documentação sobre como lidar com problemas de aprimoramento. Tudo o que você precisa fazer é clicar em um tipo específico de melhoria na tabela Detalhes e, em seguida, clicar em SABER MAIS para acessar a documentação relacionada a essa melhoria.
AMP E PESQUISAS APRIMORADAS
Duas outras melhorias mais comuns nos relatórios do Search Console são páginas móveis aceleradas e resultados aprimorados. Embora não entremos em detalhes aqui (já que nem todos os terão), ainda vale a pena aprender como aproveitar os relatórios se seu site estiver usando esses aprimoramentos.
Usando o Relatório de Links
Links internos e externos são importantes em SEO. Links internos ajudam o Google a entender a importância relativa de suas várias páginas. Links externos (links em outros sites que direcionam os usuários ao seu) informam ao Google se o seu site é oficial e confiável. Uma arquitetura de link interno sólida e muitos links externos de alta qualidade apontando para o seu site são essenciais para o sucesso do SEO.
O Relatório de links no Google Search Console é a melhor maneira gratuita de informar sua estratégia de link building de SEO. Isso porque este relatório mostra a você:
–> Quais sites têm mais links para você,
–> Para quais páginas eles estão vinculados,
–> O texto usado com mais frequência nesses links externos, e
–> Quais páginas em seu site têm mais links internos apontando para elas.
links do console de pesquisa do Google
Use este relatório para certificar-se de que as páginas mais importantes em seu site tenham a maioria dos links internos apontando para elas e as páginas menos importantes tenham o mínimo de links internos apontando para elas. A arquitetura de link configurada de forma oposta enviará ao Google sinais confusos sobre quais páginas são importantes em seu site.
Além disso, use este relatório para analisar a eficácia de sua estratégia de link building e para identificar novas oportunidades das quais você ainda não está aproveitando.
Preste atenção às ações manuais e segurança
O Google pode dizer muito sobre o seu site apenas rastreando-o. Ocasionalmente, o Google terá problemas com alguma coisa.
Quando isso acontecer, um revisor humano examinará seu site para ver o que está acontecendo. Se esse revisor identificar algo que não está de acordo com as diretrizes de qualidade para webmasters do Google, você será notificado na seção Ações manuais do Google Search Console.
Você será informado de qual é o problema e receberá conselhos sobre como corrigi-lo. Se você não corrigir o problema, seu site pode ser rebaixado – ou totalmente omitido das classificações.
USANDO OS RELATÓRIOS DE SEGURANÇA NO GOOGLE SEARCH CONSOLE
Quando o Google está rastreando o seu site, existem três tipos de problemas de segurança que ele pode identificar facilmente:
–> Se o seu site contiver malware ou software indesejado,
–> Se foi hackeado,
–> Se estiver enfrentando um ataque de engenharia social.
Tome medidas imediatamente, usando a documentação do Google, se o seu site estiver enfrentando algum desses problemas.
Se você está obedecendo às regras e ninguém está atacando seu site, você nunca verá nada além de “Nenhum problema detectado” nas seções Ações manuais e Segurança do Google Search Console.
Obtendo ajuda e documentação no Google Search Console
Agora você deve ter uma ideia sólida do que os vários relatórios e ferramentas do Google Search Console podem ajudá-lo a realizar. No entanto, esta é apenas uma introdução à plataforma; há muito mais que simplesmente não podemos cobrir aqui.
Se você tiver alguma dúvida sobre um relatório específico, basta clicar no ícone do ponto de interrogação ao examinar o relatório e a documentação relevante aparecerá.
Além disso, não tenha medo de clicar nos pequenos ícones de interrogação ou nos links SAIBA MAIS quando os vir.
Por último (e pode parecer óbvio), se você não encontrar a resposta que está procurando na documentação do Google, faça uma pesquisa no Google. Existem milhões de pessoas usando o Google Search Console, fazendo perguntas sobre ele e obtendo respostas de outros usuários. Uma pesquisa no Google costuma ser a maneira mais rápida e direta de seguir na direção certa.