Ferramentas indispensáveis para o gerenciamento do seu
E-commerce em 2022
Algumas das melhores histórias de sucesso vêm de novos empreendedores que estão estabelecendo suas próprias vitrines de comércio eletrônico. No entanto, pular de cabeça nesse tipo de modelo de negócios pode ser arriscado. Se você não se preparar com as ferramentas e serviços adequados, poderá perder tudo.
Aqui estão 7 ferramentas de negócios que todo pequeno empresário precisa para lançar e expandir com sucesso sua loja online.
1. Uma plataforma de comércio eletrônico
A primeira e mais importante ferramenta para uma empresa de comércio eletrônico bem-sucedida é a própria plataforma. Plataformas como Shopify e WooCommerce foram projetadas especificamente para vitrines de comércio eletrônico. Essas plataformas vêm pré-carregadas com uma série de ferramentas e serviços para ajudá-lo a gerenciar seus negócios. Cada plataforma tem seus próprios temas e serviços incluídos.
2. Sistemas de processamento de pagamentos digitais
Você pode converter mais negócios tornando seus produtos ou serviços compráveis em seu site. Felizmente, vários provedores de pagamento terceirizados tornam as transações online sem problemas e fáceis de gerenciar. PayPal e Stripe são duas das soluções mais populares disponíveis hoje. Quase todas as plataformas de comércio eletrônico podem integrar essas soluções de pagamento à infraestrutura de seus sites.
3. Plataformas de marketing por e-mail e marketing de impressão sob demanda
Para permitir que clientes novos e existentes conheçam os produtos, você pode recorrer ao marketing por e-mail. Essa é uma ótima maneira de divulgar sua marca. MailChimp é uma ferramenta inestimável que você pode usar para aumentar sua lista de e-mail e executar campanhas de marketing coordenadas. O que torna o MailChimp tão bom é sua capacidade de automatizar muitas de suas tarefas de marketing. Também ajuda a rastrear carrinhos de compras abandonados e enviar acompanhamentos de clientes automaticamente para maximizar as conversões.
Outra maneira eficaz de divulgar sua marca é por meio de mala direta. Com a mala direta, você pode romper o ruído digital constante e chegar às mãos de seus clientes-alvo.
4. Análise e rastreamento avançados
Depois que seu site de comércio eletrônico estiver funcionando, você precisará rastrear e analisar todas as informações de vendas pertinentes para sua empresa.
5. Integrações de serviços de envio
Todas as empresas on-line precisam ter uma compreensão sólida de como lidar com seus esforços de logística. As integrações de serviços de envio por meio de empresas como Enviei eliminam o trabalho pesado de cotações de envio e geração de etiquetas para o atendimento de seus pedidos. Ambas as empresas são ideais para negócios de comércio eletrônico e podem ajudar a automatizar a geração de pedidos e o atendimento ao mercado com alta eficiência e tempo de espera mínimo.
6. Soluções de gerenciamento de mídia social
Toda empresa de sucesso precisa manter sua presença nas mídias sociais. Dito isto, manter os perfis de mídia social atualizados regularmente é extremamente demorado, especialmente para equipes menores. Com a integração de soluções de gerenciamento de mídia social para sua vitrine de comércio eletrônico, você pode manter os clientes engajados enquanto automatiza o trabalho braçal necessário para isso. O HootSuite é um dos padrões de ouro em automação de mídia social, permitindo que você acesse e publique todo o seu conteúdo digital de marca em uma plataforma fácil de usar. Essa plataforma é ótima para ajudar você a organizar seu conteúdo e automatizar postagens com base em suas necessidades editoriais.
7. Software de gerenciamento de relacionamento com o cliente
Independentemente de todas as ferramentas e serviços que você usa para beneficiar sua configuração de e-commerce, nada é mais importante do que a satisfação de seus clientes. As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) existem há anos, mas o Zendesk é de longe uma das ferramentas mais populares em uso atualmente. Isso porque de todas as ferramentas de atendimento ao cliente disponíveis, o Zendesk se concentra em criar a melhor experiência do cliente em seu site enquanto acompanha essas experiências por meio de uma interface extremamente intuitiva. Em combinação com uma equipe de suporte ao cliente dedicada, o uso do Zendesk pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva real quando comparada à falta de envolvimento do cliente de outras empresas.