Como Criar Um Plano De Marketing Para Usar Em Sua Escola
11 de outubro de 2019
Como Você Pode Ganhar Dinheiro Com Seu BLOG
17 de outubro de 2019
Show all

Sobre o que é a linguagem?

A linguagem – mais especificamente a linguagem humana – refere-se à gramática e outras regras e normas que permitem aos seres humanos emitir enunciados e sons de uma maneira que os outros possam entender, observa o linguista John McWhorter, professor associado de inglês e literatura comparada da Columbia School. Ou, como Dude Deutscher disse em seu trabalho seminal, ” O Desdobramento da Linguagem: Uma Volta Evolucionária à Maior Invenção da Humanidade “, a linguagem é “o que nos torna humanos”. Descobrir o que é linguagem, portanto, requer uma breve olhada em suas origens, sua evolução ao longo dos séculos e seu papel central na existência e evolução humanas.

Maior invenção! Se a linguagem é a maior invenção da humanidade, é extremamente irônico que ela nunca tenha sido inventada. De fato, Deutscher e McWhorter, dois dos lingüistas mais renomados do mundo, dizem que a origem da linguagem permanece tão misteriosa hoje quanto nos tempos bíblicos.

Ninguém, diz Deutscher, apresentou uma explicação melhor do que a história da  Torre de Babel , uma das histórias mais tristes e significativas da Bíblia. Na fileábula bíblica, Deus – vendo que as pessoas da terra haviam se desviado  na construção e decidido construir uma torre idólatra, de fato uma cidade inteira, na antiga  Mesopotâmia  que se estendia até os céus – infundiu a raça humana com uma miríade de línguas para que eles não pudessem mais se comunicar e não pudessem mais construir um edifício maciço que substituiria o todo-poderoso.
Se o conto é apócrifo, seu significado não é, como observa Deutscher:
“A linguagem parece tão habilmente elaborada que dificilmente a podemos imaginar como algo que não seja a obra perfeita de um mestre artesão. De que outra forma esse instrumento poderia produzir tanto de três dúzias de pedaços de som? Por si só, essas configurações da boca – Mas, se você executar esses sons “através das rodas dentadas e das rodas da máquina de linguagem”, diz Deutscher, Prepare-os de uma maneira especial e defina como eles serão ordenados pelas regras  gramaticais , de repente você terá uma linguagem, algo que Um grupo de pessoas pode entender e usar para se comunicar – e de fato para funcionar e uma sociedade viável.


O famoso poeta e existencialista americano Walt Whitman disse que a linguagem é a soma de tudo o que os humanos experimentam como espécie:
“A linguagem não é uma construção abstrata dos aprendidos ou dos criadores de dicionários, mas é algo que surge do trabalho, necessidades, laços, alegrias, afetos, gostos das longas gerações da humanidade, e tem suas bases amplas e baixas, próximas para o chão.”A linguagem, então, é a soma de toda a experiência humana desde o início da humanidade. Sem linguagem, os humanos seriam incapazes de expressar seus sentimentos, pensamentos, emoções, desejos e crenças. Sem linguagem, não poderia haver sociedade e possivelmente nenhuma religião.
Mesmo que a ira de Deus na construção da Torre de Babel tenha levado a uma infinidade de línguas em todo o mundo, o fato é que elas ainda são línguas, idiomas que podem ser decifrados, estudados, traduzidos, escritos e comunicados.
Linguagem de Computadores! À medida que os computadores se comunicam com os seres humanos – e entre si – o significado da linguagem pode mudar em breve. Os computadores “conversam” através do uso da linguagem de  programação . Como a linguagem humana, a linguagem de computador é um sistema de gramática, sintaxe e outras regras que permitem que os humanos se comuniquem com seus PCs, tablets e smartphones, mas também permitem que os computadores se comuniquem com outros computadores.
À medida que  a inteligência synthetic  continua avançando a um ponto em que os computadores podem se comunicar sem a intervenção de humanos, a própria definição de linguagem também pode precisar evoluir. A linguagem ainda será sempre o que nos torna humanos, mas também pode se tornar a ferramenta que permite às máquinas se comunicar, expressar necessidades e desejos, emitir diretrizes, criar e produzir através de sua própria língua. A linguagem, então, se tornaria algo que foi produzido inicialmente pelos seres humanos, mas depois evoluiu para um novo sistema de comunicação – um que tem pouca ou nenhuma conexão com os seres humanos.

 

Navegue por esse links também!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − um =

Open chat
Olá!
Vamos conversar pelo WhatsApp?

"Código é Poesia"