O que é Marketing de Busca ?– SEM
9 de maio de 2018
O que é Inbound Marketing?
9 de maio de 2018
Show all

O que é SEO?

 O que significa SEO e como ele pode lhe ajudar? Nós vamos lhe mostrar!

Uma das grandes ambições das empresas que investem em Marketing Digital é conquistar uma posição de liderança nos mecanismos de busca, como o Google. Afinal de contas, em um mercado competitivo como o atual, não basta apenas estar presente na internet: é vital ser encontrado pelos usuários e ser uma referência no mundo digital.

Quer uma notícia boa? Conquistar esse espaço de liderança nos rankings dos mecanismos de busca é possível! Há uma série de otimizações que podem ser realizadas no seu conteúdo e que garantirão uma experiência mais positiva para os seus leitores. O responsável por garantir que essas otimizações sejam realizadas com qualidade é o SEO!

Nesse post vamos detalhar tudo o que você precisa saber para se destacar no mundo digital e conquistar melhores resultados para o seu negócio, sem gastar com anúncios para isso. Confira o que você vai aprender com esse conteúdo:

  • O que significa SEO?

  • Quais são as vantagens de usar as estratégias de SEO?

  • Que fatores influenciam o rankeamento?

O que significa SEO?

 

 O SEO significa Search Engine Optimization, que em português quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”. O SEO consiste em um conjunto de técnicas para otimizar o conteúdo de sites, blogs e demais páginas na internet. Tal otimização visa melhorar o posicionamento de um conteúdo no ranking de buscas orgânico, o que gera mais tráfego e autoridade para um blog ou site.

Essa estratégia é essencial para que o seu negócio ganhe visibilidade e destaque e vai ao encontro das melhores estratégias de Marketing Digital e, mais especificadamente, de Marketing de Conteúdo.

Quais são as vantagens de usar as estratégias de SEO?

 

Agora que você já compreendeu o que significar SEO, vamos analisar quais são as vantagens dessa técnica.

A otimização do conteúdo em sites e blogs com o uso de técnicas de SEO que melhoram o rankeamento destas páginas tem vantagens muito significativas. É comprovado que a maioria esmagadora das pessoas que executam uma pesquisa no Google clicam apenas nos primeiros resultados que aparecem no topo da página. Isso quer dizer que, se o seu conteúdo é otimizado e tem uma boa posição no ranking de pesquisas, as chances dele ser acessado por mais pessoas é muito grande!

A partir do momento em que mais pessoas acessam seu site, você passa a ter mais oportunidades para atrair leads, clientes e, consequentemente, mais faturamento para o seu negócio.

Dessa forma, o principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico, garantindo mais visibilidade para sua empresa.

Que fatores influenciam o rankeamento?

fatores que influenciam o rankeamento do conteúdo de blog

Para saber como chegar ao topo das pesquisas do Google, é preciso compreender quais são os fatores de rankeamento do Google. Vamos mostrar os principais fatores, que devem ser considerados sempre que você alimenta sua página web com conteúdo. Os principais fatores são aqueles que devem ser trabalhados dentro do seu site e página, motivo pelo qual são chamados de On Page. Eles são fundamentais para que os mecanismos de busca reconheçam que o seu conteúdo corresponde ao termos que são pesquisados pelo usuário. Veja quais são os principais fatores On Page:

Qualidade do Conteúdo

Há dois fatores principais que influenciam no rankeamento no Google: o Link Building e a qualidade do conteúdo.

Desde que o Google lançou o Google Panda, o  algoritmo da empresa identifica conteúdos que sejam de baixa qualidade para otimizar os resultados para o público. Isso significa que, quanto melhor for o seu conteúdo, mais chances terá de aparecer nas primeiras posições de busca.

Tamanho do Conteúdo

O tamanho do seu conteúdo influencia diretamente nos rankings do Google. Os mecanismos de busca procuram os conteúdos mais completos, que tenham mais chances de esclarecer as dúvidas dos usuários, motivo pelo qual textos mais longos geralmente são melhor rankeados.

Atenção: essa não é uma regra! É essencial que você saiba como a sua persona se sente com relação aos conteúdos longos. Se sua persona se sentir desmotivada a ler o texto em razão do comprimento do mesmo, seja mais objetivo no conteúdo e esclareça bem o que quer em poucas palavras.

Título Interno

O título interno do seu conteúdo é aquele que o leitor verá quando já tiver acessado o seu contetúdo. É importante que ele seja diferente do seu título SEO, que é uma referência externa que deve gerar interesse no leitor para que ele entre no seu site ou blog. Veja o que é importante considerar na hora de elaborar um título On Page:

  • Precisa despertar a curiosidade do leitor

  • Deve apresentar os benefícios daquele conteúdo

  • Deve fazer uma promessa de conteúdo (que deve ser cumprida no texto)

  • Necessário que contenha a palavra-chave

Título SEO

O título SEO é o que aparece no resultado das buscas do Google e objetiva levar o usuário ao seu conteúdo. Ele é um dos aspectos mais importantes tanto para o rankeamento, quanto para alcançar um grande número de cliques no seu conteúdo. Veja os principais aspectos de um título SEO excelente:

  • Tem aproximadamente 55 caracteres

  • Palavra-chave posicionada à esquerda

  • Título mais objetivo

URLs amigáveis

As URLs são fatores decisivos para o rankeamento, e o Google identifica quando você utiliza palavras-chave no endereço web que leva ao conteúdo. Quanto mais amigável e simples ela for, mais fácil será para que os leitores cliquem e sejam direcionados para a sua página.

É importante que a URL contenha o menor número de elementos possíveis além da sua palavra-chave. Deve-se evitar, ainda, o uso de números em listas, que são pouco atrativos e podem prejudicar seu posicionamento nos motores de busca. Veja boas práticas para conquistar uma URL amigável:

  • Incluir a palavra-chave

  • Conter, no máximo, um subdomínio

  • Ser curta e de fácil interpretação

  • Separar as palavras com hífens, já que o Google não reconhece espaços

  • Ter relação direta com o título do post

Links internos

Por fim, é importante para o Google que o seu texto contenha links internos. A partir da linkagem interna os crawlers analisam a experiência do usuário nos seus posts, inclusive analisando os conteúdos para os quais você envia o leitor. Além disso, quanto mais links internos um conteúdo receber, maior será a importância dada pelo Google ao seu conteúdo.

Compreendeu o que significa SEO e percebeu sua importância para ganhar mais visibilidade na internet? Com essas informações você conseguirá elaborar um conteúdo de qualidade que atrairá muitos leitores!

1 Comentário

  1. […] por clique), porque a maioria dos anúncios de pesquisa é vendida com base em CPC / PPC. Como o Search Engine Optimization (SEO) , ele depende de palavras-chave que ativam seus resultados na seção de publicidade paga da […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá!
Vamos conversar pelo WhatsApp?
%d blogueiros gostam disto:

"Código é poesia".